Psicodiagnóstico

Avaliação psicológica com propósitos clínicos.

Processo científico que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico dos indivíduos, com foco na existência ou ausência de psicopatologias e orientação específica para tratamento de possíveis transtornos identificados.

São utilizadas diferentes estratégias de avaliação incluindo entrevista psicológica, observação clínica, testes psicométricos e técnicas projetivas, além do raciocínio clínico especializado.

A demanda pelo psicodiagnóstico pode decorrer do encaminhamento de profissionais da área da saúde (médicos de diferentes especialidades, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas), da comunidade escolar, da área jurídica e da busca espontânea da família e do indivíduo.

Agendar uma consulta

Avaliação psicológica pelo Método de Rorschach R-PAS

A avaliação psicológica pelo Método de Rorschach, um dos instrumentos que mais se destaca no mundo no que diz respeito à avaliação de  personalidade, busca compreender a capacidade de adaptação do indivíduo, seu estilo de enfrentamento às situações adversas, atitudes e preocupações subjacentes, disposições para pensar, sentir e agir de determinada maneira, levantar forças e fraquezas da personalidade com implicações para planos de tratamento e de intervenções, bem como monitorar progressos e resultados de psicoterapia. Indicada para os contextos:

  • clínico
  • forense
  • psicodiagnóstico
  • diagnóstico diferencial psicológico e psiquiátrico
  • organizacional (especialmente seleção para cargos de alto desempenho)
  • autoconhecimento
Agendar uma consulta

Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação

Avaliação neuropsicológica do comportamento e cognição.

Processo que permite identificar aspectos do funcionamento cognitivo, afetivo e neuropsicológico nos transtornos do desenvolvimento (TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Autismo, Transtornos Específicos da Aprendizagem) e alterações de comportamento e cognição após eventos traumáticos (TCE – Traumatismo Crânio-encefálico, AVC – Acidente Vascular Cerebral, Quadros Demenciais e Epilepsias).

A avaliação envolve as seguintes etapas:

1ª etapa

Entrevista de anamnese para obter dados do desenvolvimento e curso das dificuldades apresentadas.

2ª etapa

Duas ou mais sessões de avaliação e aplicação de instrumentos.

3ª etapa

Entrevista com outros profissionais e demais pessoas que convivem e podem agregar informações ao processo avaliativo.

4ª etapa

Análise dos documentos, correção dos instrumentos e confecção do relatório de avaliação.

5ª etapa

Entrevista devolutiva para apresentação dos resultados da avaliação aos interessados, orientação familiar e profissional nos contextos escolar e de tratamentos de saúde e encaminhamentos necessários.

Os resultados obtidos na avaliação neuropsicológica são orientadores da atuação de outros profissionais envolvidos no cuidado e atenção ao indivíduo avaliado e possibilitam a construção e desenvolvimento de estratégias de reabilitação.

Agendar uma consulta

Avaliação Psicológica Interventiva de crianças e adolescentes no contexto da aprendizagem

Avaliação psicológica dos aspectos afetivos, cognitivos e psicossociais de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades no contexto da aprendizagem.

Desenvolver estratégias e orientar a resolução de problemas de aprendizagem e do cotidiano.

A avaliação envolve as seguinte etapas:

1ª etapa

Entrevista de anamnese com os pais para obter dados do desenvolvimento da criança ou adolescente.

2ª etapa

Duas a quatro sessões de avaliação e aplicação de instrumentos.

3ª etapa

Entrevista com professores e coordenadores no ambiente escolar e com outros profissionais que assistem a criança ou o adolescente.

4ª etapa

Análise dos documentos, correção dos instrumentos e confecção do relatório de avaliação.

5ª etapa

Entrevista devolutiva para apresentar os resultados da avaliação. Apresentação de estratégias facilitadoras do processo de aprendizagem e orientação aos pais e aos professores. Encaminhamentos necessários.

Os resultados obtidos a partir da avaliação psicológica interventiva favorecem o processo educativo, visando o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente e dos vínculos familiares, além de prestar apoio a professores e demais profissionais envolvidos no processo de aprendizagem.

Agendar uma consulta

Avaliação Psicológica para cargos e funções de alto desempenho

Analisar o Perfil Técnico e Comportamental de candidatos a exercer cargos de alto desempenho em instituições públicas e privadas, auxiliando nas decisões estratégicas e estruturações internas.

Identifica as habilidades, competências e necessidades de desenvolvimento do indivíduo através da utilização de técnicas e testes psicológicos de reconhecida eficácia a fim de verificar se as características do profissional estão  alinhadas ao perfil da organização solicitante.

Características de personalidade, perfil de liderança, competência e conhecimento tecnológico, habilidades inter-relacionais e de autodesenvolvimento são algumas dos atributos avaliados no processo.

Agendar uma consulta

Núcleo especializado em Perícia Psicológica

  • Família: Guarda, Regulamentação de visitas, Suspensão de visitas, Convivência familiar, Abandono afetivo, Parentalidade, Situações de violência, Interdição.
  • Infância e Juventude: Habilitação para a adoção
  • Criminais: Situações de violência
  • Cíveis, Trabalho e Fazenda Pública : Danos moral e psicológico, Interdição, Assédio moral, Concursos públicos e candidatos
  • Perícia Neuropsicológica
  • Perícia Psicológica utilizando o Método de Rorschach
Agendar uma consulta

Assessoria psicológica especializada para a advocacia

  • Assistência técnica.
  • Formulação de quesitos.
  • Elaboração de pareceres.
  • Orientação psicológica para clientes.
  • Mediação
  • Serviço de Assistência Técnica Online
  • Banco estadual de psicólogos peritos e assistentes técnicos
Agendar uma consulta

Orientação psicológica familiar em situação de separação conjugal

Intervenção psicológica em grupo de até oito participantes.

Participam: pais, mães, avós, padrastos, madrastas e outros familiares intimamente envolvidos com o conflito. Integrantes de uma mesma família participam de grupos separados.

Proposta: orientar, esclarecer e proporcionar reflexão fundamentada na ciência psicológica a respeito de sentimentos, vivências, experiências, condutas e desdobramentos próprios de situações de separação em famílias com filhos. Instrumentalização com orientação prática para gerenciamento de dificuldades e situações cotidianas. Produtividade do conflito. Desenvolvimento de habilidades parentais.

Agendar uma consulta

Psicoterapia

A palavra psicoterapia origina-se dos termos gregos psykhe (mente) e therapeuein (curar). Trata-se de um processo terapêutico dialético que visa tratar os problemas psicológicos enfrentados pelos indivíduos no seu cotidiano.

As intervenções psicológicas visam estabelecer um bom funcionamento psíquico, permitindo a compreensão dos fatores que influenciam no sofrimento psicológico.

O sofrimento pode derivar de dificuldades relacionais em diferentes contextos, de características de personalidade do próprio indivíduo, de quadros clínicos ou da observação de questões de cunho existencial.

A evolução do processo psicoterapêutico depende do estabelecimento do vínculo terapêutico e do comprometimento do cliente no processo de autoconhecimento para atingir os objetivos esperados.

Agendar uma consulta

Supervisão técnica individual

Clínica na interface com a Justiça

Intervenções clínicas na relação com a Justiça. Orientação a atendimento clínico e psicoterapêutico nos contextos de violência intrafamiliar, separação conjugal e reorganização familiar, dentre outras. Compreensão dos fenômenos que perpassam os momentos de crise e conflito com repercussões jurídicas ou relacionadas ao sistema de leis. Orientação quanto à adequação técnica e implicações éticas na produção de documentos escritos com conteúdo psicológico para fins judiciais e de direito.

Avaliação psicológica e neuropsicológica

Supervisão técnica na realização de avaliações psicológicas e neuropsicológicas. Orientação para anamnese, observação clínica, entrevista e devolutiva escolar, seleção de instrumentos mais adequados ao contexto, aplicação, correção, interpretação e integração de dados para a apresentação dos resultados. Supervisão da redação e apresentação dos resultados em documento específico.

Perícia e avaliação psicológica

Supervisão e orientação de perícias e avaliações psicológicas realizadas em contextos judiciais, policiais e de redes de atendimento a situações de família, indivíduos e de violência.

Laudos, Relatórios, Pareceres e outros documentos escritos

Supervisão da elaboração, escrita e adequação técnica e ética de documentos produzidos a partir de procedimentos psicológicos

Rorschach

Supervisão técnica da avaliação pelo método de Rorschach no Sistema Compreensivo e R-PAS. Aplicação, codificação, interpretação, integração de dados com o caso específico e apresentação dos resultados.

Agendar uma consulta